O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi recomendado pela CAPES em 11 de dezembro de 2015, com início oficial em 25 de julho de 2016. Prestes a completar 10 anos de funcionamento em 2026, o programa oferece um curso stricto sensu, acadêmico, de Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais, estruturado em uma área de concentração que articula duas linhas de pesquisa:
1. Cinema, Linguagem e Relações Estéticas
2. Cinema e Narrativas do Contemporâneo
Trata-se de uma das poucas propostas do gênero no país — ao lado dos programas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) — e a primeira desse tipo no estado de Sergipe. Embora a região Nordeste possua uma expressiva rede de cursos de graduação em audiovisual, ainda são raros os programas de pós-graduação stricto sensu voltados exclusivamente para o campo do cinema. Nesse contexto, o PPGCINE/UFS representa uma contribuição original para a institucionalização da pesquisa cinematográfica no país.
A proposta do programa parte do entendimento do cinema como objeto estético, poético, social e epistêmico, mobilizando interfaces entre Comunicação, Filosofia, Ciências Sociais, Educação, Psicologia, Artes, Letras e demais áreas das Humanidades. O cinema é compreendido, ainda, como tecnologia cultural e social, capaz de refletir e intervir nas transformações contemporâneas. O Nordeste, nesse cenário, é um caldeirão histórico e criativo do cinema brasileiro, reunindo cineastas, festivais, movimentos culturais e formas narrativas com grande densidade estética, crítica e política.
O PPGCINE possui perfil interdisciplinar, formação crítica e enraizamento local, com foco nas dinâmicas sociais, políticas e culturais de Sergipe e do Nordeste. Ao longo de sua trajetória, o programa já formou 84 mestres, com dissertações voltadas à análise de obras, contextos históricos, práticas pedagógicas, cineclubismo, produção autoral e temas como gênero, raça, classe, memória, juventudes, culturas urbanas e rurais.
O programa ainda se reconhece como uma referência local, mas delineia, em seu planejamento estratégico, metas para se consolidar como lugar de referência acadêmica regional, com impactos institucionais pontuais em outras regiões do Brasil, especialmente São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas. Nesse sentido, o Planejamento Estratégico 2025–2028 estabelece objetivos vinculados à:
• Regionalização das ações e eixos de pesquisa;
• Organização da pesquisa com base em lideranças, linhas prioritárias e projetos integrados;
• Democratização da produção intelectual, com incentivo à participação discente e à descentralização docente;
• Inovação e invenção, entendidas como práticas epistemológicas e metodológicas críticas, estéticas e situadas;
• Visibilidade pública, por meio de eventos, parcerias, produção audiovisual e articulações com movimentos culturais e educacionais.
Embora a internacionalização seja reconhecida como uma meta importante, ela ainda está em fase inicial, sendo conduzida por meio de ações pontuais, parcerias emergentes e mapeamento de possibilidades futuras.
A estrutura do programa é constantemente avaliada por meio de sua política de autoavaliação e monitoramento, com uso de metodologias como Balanced Scorecard (BSC) e Matriz SWOT. O corpo docente, majoritariamente oriundo do Nordeste, está distribuído entre diferentes grupos e projetos, com esforços voltados à qualificação da produção, ao fortalecimento da formação discente e à ampliação dos impactos do programa na sociedade.
Entre os desafios identificados, o PPGCINE trabalha para consolidar indicadores mais equilibrados de produtividade docente, ampliar a inserção de egressos no campo acadêmico e artístico, fortalecer a coautoria com discentes e aprimorar suas estratégias de captação de recursos e redes institucionais.
Próximo de completar uma década de atividades, o PPGCINE/UFS assume com clareza seus limites e potencialidades. A proposta para os próximos anos é aprofundar o caráter interdisciplinar e regional do programa, ampliar sua inserção pública e institucional e qualificar seus produtos científicos, técnicos, artísticos e educacionais, de forma coerente com sua missão formativa e crítica no campo do cinema.